quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dia de começar

Virada de ano, segunda-feira, 1º dia de cada mês, aniversário, são momentos propícios para uma mudança radical em nossas vidas. São momentos nos quais nos sentimos motivados e encorajados a começar um novo ciclo. A mulher fala: “Segunda-feira começo o regime”; o estudante conclui “Ano que vem vou me dedicar mais aos estudos”; a dona de casa suspira: “Juro que no meu próximo aniversário vou arrumar um emprego”.

Com a atividade física não é diferente. Quem nunca falou ou escutou alguém dizendo: “Depois desse final de semana começo a malhar” ou “Mês que vem vou encontrar tempo para fazer exercícios físicos”. Mas muita gente fica só nas promessas...

Não podemos deixar para começar alguma coisa quando acontece algum incidente ou acidente em nossas vidas e, ao invés de fazê-lo por vontade própria, temos que fazê-lo por obrigação ou necessidade. A atividade física é um exemplo dessas coisas. Ela precisa fazer parte de nossa rotina, assim como escovar os dentes, tomar banho, almoçar. Precisamos adaptá-la ao nosso horário, e não nosso tempo a ela.

O dia de começar pode não ser fácil, da mesma forma que os primeiros meses também não serão, todavia depois que a atividade a qual você escolher fizer parte do seu cotidiano, passará a ser muito prazerosa e será a grande responsável pelo seu bem-estar, saúde e boa forma. Dentre os benefícios do exercício físico continuo estão: aumento do condicionamento físico geral; quando falo em condicionamento físico não falo apenas em desempenho específico para determinada modalidade, mas sim numa maior capacidade de fazer as AVD(s) - atividades da vida diária - (como subir escadas, carregar compras, melhor disposição para trabalhar e etc); aumento da auto-estima, da qualidade de vida e da longevidade; regulação das taxas metabólicas (colesterol, glicose, triglicerídeos, cortisol); diminuição da probabilidade de problemas cardíacos; melhora da postura; aumento de força e performance; são alguns dos benefícios de ter uma vida ativa.

Não deixe as doenças começarem a surgir, as gorduras começarem a aparecer ou entrar a primavera, e restar apenas alguns meses para o tão esperado verão brilhar, para escolher o seu “dia de começar”.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Olá! Um abraço, amigo. Pois esta matéria é repleta daquilo que serve como fonte de vitamina: positividade. É este o caminho. Maria Marçal

    ResponderExcluir