sábado, 23 de agosto de 2014

Atividade física e exercício físico

Você se considera uma pessoa ativa? Durante seu dia, faz atividades físicas? Tem em sua rotina exercícios físicos?

Uma pessoa que faz atividades físicas nem sempre está fazendo exercícios físicos e é uma pessoa ativa, mas quem costuma fazer exercícios físicos regularmente pode se considerar ativo. Ficou confuso!? Então vamos esclarecer alguns conceitos.

Atividade física não é sinônimo de exercício físico. Conceituando, atividade física é qualquer ação desencadeada por um indivíduo em que o mesmo saia da situação de repouso, resultando num gasto energético acima dos valores basais. São exemplos de atividades físicas: caminhar, varrer a casa, lavar o carro, subir em árvores, exercícios físicos e etc.

Já o conceito de exercício físico pode ser assim definido: é todo o movimento corporal sistematizado, planejado, orientado e com objetivos pré-estabelecidos. São exemplos: ginástica, musculação, treinamento desportivo e caminhada, desde que esta última seja orientada e tenha duração e objetivo pré-determinados.

Dessa forma, todo o exercício físico é uma atividade física, mas nem toda a atividade física será um exercício físico. Para que você possa desfrutar dos benefícios da atividade física, é necessário torná-la um exercício físico, e para tanto, procurar um profissional da área e um local propício.

Começar um programa de exercícios sem avaliações físicas e orientações adequadas é a mesma coisa que se automedicar. A falta de uma boa avaliação para diagnosticar a atual condição física, problemas de saúde e limitações de movimentos do sujeito e a ausência de um profissional de educação física, para uma devida orientação e organização da atividade física proposta, podem levar a uma série de complicações.

Aparecimento de lesões, desconfortos musculares demasiados, ocasionados por estímulos muito fortes, frustração por não conseguir realizar determinada atividade e desmotivação por não alcançar resultados relevantes devido a estímulos muito fracos são costumeiramente observados em pessoas que começam a fazer atividades sem acompanhamento especializado.

Hoje em dia, academias e clubes estão em alta para quem busca ter uma vida mais ativa e consequentemente mais saudável. São locais que dispõem de recursos materiais específicos e de profissionais capacitados para prescrever e supervisionar os exercícios. O ramo do atendimento individualizado (personal trainer) também é altamente indicado para pessoas que desejem ou necessitem de uma atenção especial.

O importante é que um programa de exercícios físicos contínuos faça parte de nossa rotina, do mesmo jeito que o comer, o tomar banho e o trabalhar já fazem.


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário