domingo, 3 de agosto de 2014

As fantasias delirantes que nos acompanham todos os dias

"A maioria dos seres humanos passa de 50% a 90% de seu tempo na própria imaginação, vivendo em fantasia" - Charlotte Joko Beck

Nós não conseguimos criar novos hábitos por causa de fantasias.
Nós procrastinamos por causa de fantasias.
Nós nos frustramos com outras pessoas, com nós mesmos, por causa de fantasias.
Nós perdemos as maravilhas da vida por causa de fantasias.
Nós - todos nós - vivemos nossas vidas em delírio na maior parte do tempo. Isso pode não parecer verdade, mas considere:
·         Quando você acorda e começa a pensar sobre o que irá fazer durante o dia, seus planos não são verdadeiros, são só coisas da sua cabeça.
·         Quando você teme o fracasso que pode vir quando você enfrentar um grande projeto de trabalho, e procrastina, não é o fracasso que está realmente acontecendo, é tudo coisa da sua cabeça.
·         Quando uma pessoa irrita você, é porque ela não está agindo como você acha que deveria (ela deveria se importar mais), mas esse "agir como deveria" não é a realidade, e sim um ideal que você possui em sua mente. A frustração não é resultado das ações da pessoa, mas sim porque o jeito que ela age é diferente da sua fantasia.
·         Quando você começa um novo hábito (como um exercício), você é motivado por uma fantasia de como sua vida será se você criar o hábito. Mas isso não é real. Quando o hábito vira realidade, nunca está de acordo com sua fantasia. É mais difícil, escorregadio. Menos idealizado. E então você desiste.
·         Quando você anda em sua casa ou escritório, sua mente não está na ação de andar e nas coisas ao seu redor, mas em outro lugar. Na fantasia.
·         Quando você come, na maioria das vezes, não está prestando atenção na comida. Sua mente está em outro lugar, na fantasia.
·         Quando você conversa com alguém, não está focado no que a pessoa diz, mas pensando no que vai dizer, ou pensando em outra coisa.
Claro, em parte do tempo, nós vivemos no presente, mas provavelmente é menos do que você imagina.
As fantasias tomam a maior parte do nosso tempo, e geralmente não são muito úteis. Elas nos fazem ter medo, procrastinar, ficar com raiva, desapontado, desistir.
Em vez disso, vamos tentar o seguinte: esqueça da fantasia e preste atenção ao que está acontecendo. veja as coisas como elas são, e não como você gostaria que fossem. Aceite exatamente como é, com todos os defeitos.
Pratique ver as coisas como elas são, durante o dia.
Faça seu trabalho sem pensar no medo do fracasso imaginado, ou o que pode acontecer no futuro, ou como esse trabalho será difícil. Apenas faça, focado no presente.
Faça seu novo hábito (exercício, meditação, alimentação saudável) no presente, vendo-o como realmente é e não como se encaixa na sua fantasia de como deveria ser nem como será difícil no futuro. Mas como é.
Veja as outras pessoas como elas realmente são, e aceite-as sem julgamento. inclusive estranhos. Com todos os defeitos.
Podemos fantasiar o quanto quisermos, mas a fantasia nunca acontece. A realidade é tudo que temos. Aprendamos a amá-la.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário