quinta-feira, 31 de julho de 2014

Quase metade dos candidatos às eleições de 2014 declararam não ter nenhum patrimônio

Para as eleições desse ano, 25.063 mil candidatos estão nas disputas para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Destes, 10.337 mil declararam à Justiça Eleitoral que não possuem bens em seus nomes.

Um deles é Rui da Costa Pimenta (PCO), candidato à presidência. Dos 11 candidatos, ele é o único que declarou não ter patrimônio. Entre candidatos que disputam todos os cargos, 194 deles declararam ter R$ 10 reais em bens e 208 alegaram possuir apenas R$ 1.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para solicitar o registro, os candidatos apresentam uma declaração de bens assinada, com uma lista do patrimônio pessoal. O TSE informa que possíveis omissões ou fraudes nas declarações serão analisadas somente se o Ministério Público ou algum partido contestarem os dados.

Caso não hajam questionamentos, o juiz eleitoral não fará avaliação das declarações de bens.

A divulgação dos bens está prevista na Lei das Eleições e a publicidade dos dados "atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos", segundo o TSE.

Com informações do 'G1'.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário