segunda-feira, 28 de julho de 2014

"Parem de lavar seus jeans", disse o CEO da Levi Strauss



Hoje o jeans é, se não o mais usado, um dos tecidos mais usados no mundo, sendo as calças jeans um acessório comum para qualquer pessoa, de qualquer classe social. Mas o jeans tem um problema sério, que está em sua fabricação. Para se fabricar uma calça jeans, é consumido cerca de 11 mil litros de água.

Neste mês Chip Bergh, Diretor Executivo (CEO) da empresa Levi Strauss & Co., uma multinacional de referência no mercado de roupas, pediu para todos pararem de lavar seus jeans. Segundo Chip, além de preservar o tecido, iria diminuir significantemente o desperdício de água no mundo. 

Para Chip, a calça jeans não necessita de ser lavada constantemente, até mesmo para que seu tecido não seja danificado, ele mesmo disse que não lava as suas calças a mais de um ano.


A Levi Strauss lançou uma nova linha de calças waterless, ou seja, com menos consumo de água, conseguindo diminuir em 96% a quantidade de água consumida durante a produção final das calças. De acordo com a empresa já foram feitas 13 milhões de calças waterless, salvando 172 milhões de litros de água.

Levi Strauss foi um alemão que se naturalizou cidadão dos Estados Unidos, e em 1853 fundou uma loja de tecidos na Califórnia, época da descoberta de ouro na região. Em 1872, teve ideia de reforçar a costura das calças utilizadas por mineradores, criando pela primeira vez o blue jeans, a calça jeans que utilizamos até hoje.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Já digo aqui em casa, pra que lavar se não está sujo? Desnecessário.
    Muito bom! Lavar pra que? É jogar dinheiro pelo ralo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir