sexta-feira, 25 de julho de 2014

O que você sabe sobre epilepsia?



Uma das doenças menos comentadas pela população atinge 4% das pessoas em todo o planeta.

Quem já se deparou com alguém em crise epiléptica por certo ficou em dúvida sobre como agir para ajudar a pessoa e evitar que se machucasse. São coisas que não se aprende na escola e muito menos o cotidiano ensina. Exceto quando há um caso na família. Não é um assunto que se fala abertamente. 

De certa forma, ainda há um estigma relacionado com a doença por desencadear crises que provocam sensação de morte iminente. Poucos trabalhos informativos existem a respeito, mas o fato é que a epilepsia afeta de 0,5% a 4% da população mundial.

São 25 milhões de pessoas sem tratamento e outras 25 milhões que buscam ajuda médica, fundamental para o controle da doença e, por consequência, na melhora da qualidade de vida do paciente. O Brasil não tem estatística oficial, inexistente também nos âmbitos estadual e municipal. Mas é relevante o dado de que 80% dos pacientes chegam à recuperação, pois a epilepsia pode ser apenas uma disfunção tratável, frisa o neurologista Fernando Costa.

A epilepsia é uma síndrome caracterizada pela alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, indicando que um grupo de células cerebrais se comporta de maneira instável, causando reações físicas. É, a causa não é apenas genética. Pode ser uma crise primária de causa desconhecida ou secundária por lesão direta no cérebro, patologias como tumores, derrames, malformações vasculares, sequelas de acidentes ou de infecções.

Dentro das secundárias têm as extracerebrais, provocadas por causa ignorada ou abuso de drogas, hipoglicemia, alcoolismo, abstinência de entorpecentes, distúrbios metabólicos, perda de sódio ou falta de oxigênio. Seis horas depois de ingerir bebida um alcoólatra pode ter uma crise por abstinência, explica o médico.

Tratamento
O tratamento medicamentoso proporciona a cura entre três e cinco anos. Há crises que dependem do uso de remédios para o resto da vida e outras de difícil controle, podendo ser necessária uma intervenção cirúrgica. Essas pessoas têm dificuldades de se inserir no meio social, de se manter trabalhando, mas têm os melhores índices de curas nas cirurgias.

Costa ressalta, no entanto, que os epilépticos têm de ser tratados como pessoas normais, porque o são. Salvo se as crises impuserem limitações em relação a trabalho e esportes radicais. Não há relação direta entre a epilepsia e a doença mental, mas pode haver concomitância.

Núcleo da UFPel atende crianças
O Núcleo de Neurodesenvolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Mário Coutinho atende crianças e adolescentes com epilepsia, até os 16 anos de idade. Após são transferidos para o laboratório de adultos. Coordenador do Núcleo, o neurologista Alfredo Zauk explica que a epilepsia tem dois picos: infância e velhice. O tratamento depende da etiologia da doença, mas afirma que 85% dos pacientes têm crises controladas. Os outros 15% estão na faixa da epilepsia refratária ou de difícil controle.

Salienta que a incidência é difícil de ser quantificada em função da discrepância existente nos critérios metodológicos utilizados, sistemas de classificação distintos e identificação inadequada dos casos. As mais comuns são as epilepsias sintomáticas, que têm um fator determinante e o controle das crises leva o paciente a ter uma vida absolutamente normal. O Núcleo atende de 50 a 60 crianças por semana, sendo a média de dez com epilepsia. Os pacientes são selecionados na última quinta-feira de cada mês no ambulatório de triagem.

O funcionário público Gladimir Augusto Rollo, 42, comemora a recuperação do filho Otávio, de três anos. Aos oito meses convulsionou e foi levado ao Pronto-Socorro, onde teve três crises. Ficou 12 dias internado, fez exames e passou a tomar medicação, em tratamento realizado no Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel.

Atualmente, após três eletroencefalogramas que nada acusaram e nenhuma crise, teve alta. Os remédios foram gradualmente suspensos e há uma mês e meio não toma mais nada. “Tem gente que não gosta de falar que toma Gardenal, mas nós (ele e a mulher) nunca nos importamos em conversar a respeito e hoje ele (o filho) está bem”, comemora.

FIQUE ATENTO
Crises repetidas podem ser fatais
A epilepsia não mata, mas as crises repetidas, chamadas de mal epiléptico, são gravíssimas e podem levar ao óbito. O neurologista Fernando Costa explica que são crises contínuas. Mais de três em uma hora ou uma com duração de cinco minutos são graves e precisam de extremo cuidado médico. Entre as causas estão o uso de drogas ilícitas e a suspensão abrupta de medicamentos. Requerem a intervenção de um neurologista.

Outros tipos de crises
Existem outros tipos de crises, que popularmente jamais seriam identificadas como epilépticas.
Na crise autonômica
- O adormecer de um braço só pode ser uma crise convulsiva.
- O braço pode repuxar ou pular ou a perna ou a cabeça, depende onde o foco epiléptico se encontra.
- A pessoa pode ter flashes visuais, como se fosse uma enxaqueca.
- Pode ter taquicardia, vermelhidão, palidez ou refluxo.
Na crise parcial simples
- Pode ouvir um barulho intenso no ouvido. Não perde a consciência
Na crise parcial complexa
- Pode sentir um cheiro forte
- Sonolência
- Pânico
- Tem alteração de consciência e a sensação de déjà vu (já visto)
Na crise generalizada de ausência
- Geralmente acomete crianças e adolescentes
- Dura de um a três segundos
- Às vezes as crianças não têm um bom desempenho escolar
Na crise genética, extremamente grave
- Alterações comprometem a intelectualidade do paciente. É rara

Como são as crises
As pseudocrises dificultam mais para investigação da fonte, se orgânica, emocional ou as duas. A crise convulsiva generalizada é a mais conhecida da população pela dramaticidade do quadro. Passa a clara sensação de morte iminente. Mas, dificilmente alguém morre ao convulsionar, embora fique roxo, se contraia e tenha abalos às vezes até depois da crise.
O que fazer se isso acontecer perto de você?
* Espere passar a crise. Mantenha-se calmo.
* Proteja a pessoa para que não machuque a cabeça.
* Vire a pessoa de lado para favorecer a respiração e escorrer a saliva da boca.
* Não segure a língua da pessoa e nem ponha nada na sua boca.
* Não tente reanimar chamando a pessoa, dando tapa ou gritando.
* Também não faça respiração boca-a-boca. A crise passa sozinha.
* Aguarde passar a crise, que a pessoa desperta e sua respiração vai se normalizando.
* Algumas acordam normais, outras confusas; podem ficar até 24 horas com algum tipo de confusão mental.
* Vale ressaltar que a doença não é transmissível. A pessoa saliva muito quando está em crise e essa baba, ao contrário do que dizem, não pega. MITO


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário