domingo, 27 de julho de 2014

Estudo diz que jejum antes de exames podem ser desnecessários



Um estudo publicado no periódico Circulation questiona a necessidade do jejum para realizar exames de colesterol e triglicérides. Segundo os pesquisadores, as evidências mostram que a prática não altera o resultado dos testes. Os Institutos Nacionais de Saúde pedem para que o paciente que irá realizar a coleta de sangue esteja em jejum de 8 a 12 horas.

A pesquisa analisou os exames realizados em mais de 16 mil pessoas dos sexos masculino e feminino. Das análises, cerca de 10 mil pediam o jejum de mais de oito horas, alguns pediam menos tempo. Os estudiosos utilizaram os testes que estavam em banco de dados e os grupos foram analisados durante um período de 14 anos e comparavam os dois procedimentos para ver conseguia prever melhor os riscos de doença cardíaca e morte.

O resultado dos testes mostrou que os altos níveis de LDL, colesterol total e triglicérides estão relacionados com o risco de desenvolver doenças cardíacas e morte. Porém, quando os grupos de análise foram comparados, os pesquisadores observaram que não houve diferença entre os exames realizados em jejum ou não.

Segundo um dos principais pesquisadores e professor adjunto de medicina do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, Dr. Sripal Bangalore, faltam dados concretos de que o jejum é útil e que as pessoas deveriam parar de insistir neste procedimento. Ele ainda reforçou que os exames sem jejum oferecem o mesmo diagnóstico que os que requerem tal prática.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário