sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ler é essencial à vida em sociedade!

Vivemos num mundo globalizado, onde os meios de comunicação estão cada vez mais rápidos e eficientes, e a internet    consegue conectar as pessoas de diferentes partes do planeta, de diversas culturas. 

As notícias dos acontecimentos que ocorrem no mundo, chegam até nós praticamente no momento em que ocorrem, tudo isso é fascinante. Principalmente se considerarmos que até poucos anos atrás, ainda assistíamos a TVs em preto e branco, mandávamos cartas aos parentes distantes.

Em meio a esse turbilhão de mudanças, há algumas que ainda persistem na preferência de muitas pessoas. Estas permanências são os jornais e revistas, que continuam circulando entre os leitores, bem como os livros impressos que também não deixaram de ser produzidos e consumidos pelos seus leitores.

 Entretanto, não é fácil formar bons leitores no século 21, isto porque nas escolas não é fácil aprender a gostar de ler, pois o único propósito para a leitura são sempre as notas no boletim. E quando estas notas não são boas, então a aversão à leitura se torna cada vez maior.

Com a internet, os estudantes têm acesso muito rápido aos livros em PDF, resumos e comentários a respeito dos textos. Já na sala de aula, esses textos são vistos como massantes, principalmente porque os professores pedem resumos de livros para poderem avaliar os seus alunos. Muitas vezes acaba afastando os jovens leitores das bibliotecas.

 E muitas vezes estas questões da dificuldade de formar bons leitores são antigas, porque começam na infância e o próprio leitor não as enxerga mais. Durante a infância, as crianças vão com muita vontade para aprender a ler, mas quando se deparam com as consequências de não aprender conforme os seus colegas, estes excluem a leitura de sua vida porque esta é vista como algo ameaçador, ruim, que atrasa as suas vidas.

Quando o aprender a ler na escola não é algo bem ensinado às crianças, esta questão passa a ser um trauma na vida delas, pois educam a ler com a finalidade única dos estudantes terem no final uma nota para serem avaliados.

Entretanto, no dia a dia não ocorre um incentivo maior no propósito apenas de ler e fazer discussões sobre as leituras, e assim desenvolver atividades diferenciadas, lúdicas, em que possam aplicar os seus conhecimentos sobre o texto lido. É a leitura que nos servirá para tudo em nossa vida globalizada, para nos defendermos, argumentar, discutir sobre diversos assuntos leitura é essencial.

Ler não é fácil, deve haver uma interação entre o leitor e o texto, assim como o assunto do qual este trata, deve ser do interesse do leitor. Deste modo, é muito importante que haja um envolvimento entre os dois, o leitor e o assunto que é abordado no livro, fato que se dá quando os textos falam sobre a realidade do público que deve atingir. 

As leituras devem inicialmente ser do interesse do leitor e, mais tarde, em função da experiência adquirida pela leitura, ele conseguirá ler qualquer tipo de texto e diferenciá-los entre si, como textos de poesia, prosa, drama, romance   , conto etc. 

Assim, a leitura fará parte de nossas vidas sempre, desde o primário até a universidade com o público universitário e não somente para tirarmos notas boas e sermos aprovados na disciplina, a leitura é essencial na sociedade globalizada, onde sem    leitura não conseguimos nos identificar como pertencentes ao meio social no qual estamos inseridos.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário