quinta-feira, 8 de maio de 2014

Uma linha por habitante da Terra




Até o fim deste ano, o número de linhas de 
celulares em todo o mundo chegará a sete bilhões – uma para cada habitante do planeta, segundo relatório divulgado ontem pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

 Os dados mostram, no entanto, que o crescimento das assinaturas de linhas para celulares, de 2013 para 2014, foi 2,6%, a menor taxa registrada no segmento, indicando que o mercado está chegando a níveis considerados de saturação.

O relatório da UIT apontou também que até o fim de 2014 haverá quase três bilhões de usuários de internet. O número corresponde a uma penetração de 40% em todo o planeta – 78% nos países desenvolvidos e 32% nos países em desenvolvimento. Mais de 90% das pessoas sem acesso à internet estão nos países em desenvolvimento.

O número de assinaturas de banda larga móvel deve chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo. O alcance da banda larga fixa deve chegar a quase 10% globalmente, no fim do ano. Por outro lado, a penetração do telefone fixo vem caindo nos últimos cinco anos. Ao final de 2014, haverá cerca de 100 milhões de assinaturas desse serviço a menos que em 2009.

No Brasil, a penetração de banda larga fixa ainda é pouco inferior à média global e tem baixa qualidade: mais de 50% das velocidades dos planos variam entre 256 kilobits por segundo e dois megabits por segundo. Velocidades acima de dez megabits por segundo têm penetração de apenas 2,5% entre a população. Na Coreia do Sul, o percentual chega a 37%.


Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil, havia 273,58 milhões de linhas de celulares ativas em março desse ano, com teledensidade de 135,30 acessos por 100 habitantes. A banda larga móvel totalizou 114,42 milhões de acessos, dos quais 2,08 milhões eram terminais 4G.

Nota Claro
Em relação à matéria “Operadoras do Lucro”, publicada ontem pelo Diário da Manhã, a Claro está à disposição de seus clientes por meio dos vários canais de atendimento da empresa. Uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais adeptos é o Canal Interativo *1052#, que utiliza a tecnologia USSD, que permite acesso a diversos serviços de um jeito prático e rápido, de onde estiver. 

O dispositivo que oferece mais comodidade no atendimento é o aplicativo Minha Claro, disponível para clientes pré, controle e pós (nas versões Android e iOS), que oferece uma série de funcionalidades a apenas um clique. A ferramenta também está disponível no site http://minhaclaro.claro.com.br, onde o usuário tem acesso ainda ao chat e Fale Conosco. Na página da operadora: www.claro.com.br, há uma extensa lista de informações sobre os principais serviços da Claro. 

Direto do telefone celular Claro ou de qualquer telefone fixo, é possível entrar em contato com SAC, ligando gratuitamente para o número 1052. A operadora também oferece Atendimento ao deficiente auditivo e da fala por meio do telefone 0800 036 2323. A empresa ressalta seu compromisso de oferecer sempre a melhor experiência em produtos e serviços a seus mais de 69 milhões de clientes.

Nota TIM
Em relação à matéria “Operadoras do Lucro”, publicada ontem pelo Diário da Manhã, a TIM informa que, em maio de 2013, recebeu o parecer final da Anatel mostrando a inexistência de qualquer indício de queda proposital de chamada dos clientes do plano Infinity. Isso derrubou as alegações noticiadas anteriormente e, finalmente, confirmou os fatos que a empresa sempre sustentou.

Neste sentido, a operadora reitera que, desde o início do processo, cooperou com a Anatel, prestando todos os esclarecimentos necessários e, inclusive, estudos de auditorias independentes comprovando a ausência de irregularidades. 


A TIM reafirma seu compromisso com a melhoria dos serviços e com a transparência do seu negócio. No triênio 2014-2016, a operadora investirá R$ 11 bilhões no Brasil, sendo mais de 90% desse valor destinado a projetos de infraestrutura. Todo esse trabalho pode ser acompanhado no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), iniciativa inédita da companhia no mercado de telecomunicações, e que mostra aos consumidores – de forma didática e transparente – a evolução da rede da empresa e as ações de melhoria realizadas.

Agência Brasil.

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