terça-feira, 27 de maio de 2014

Estudante com distúrbio compulsivo raro passa seis horas do dia beliscando o rosto



A jovem britânica Samantha Wake de 20 anos, sofre de uma doença rara, chamada dermatillomania. A estudante passa até seis horas por dia beliscando a pele do rosto até sangrar e formar uma ferida.  Devido ao distúrbio compulsivo, ela já tem várias cicatrizes no rosto. "Às vezes parece que eu sofri um acidente de carro", conta.



A garota inclusive chega a perder aulas na faculdade para ficar beliscando o rosto. "As manhãs e as tardes são as piores. A primeira coisa que eu faço quando acordo é me olhar no espelho. Se eu começo a beliscar meu rosto, não consigo pensar em mais nada." Com isso, Samantha começou a ter vergonha de ser vista em público.

As pessoas não a levavam a sério, conta Samantha. "Em um momento, minha mãe percebeu que eu precisava de ajuda e fui fazer terapia cognitivo-comportamental. Falamos sobre maneiras de controlar meus impulsos, como me distrair jogando um jogo no meu celular. Normalmente eu começo a me beliscar quando me olho no espelho.".

A doença
A dermatillomania afeta uma entre 500 pessoas no Reino Unido e a maioria são mulheres entre 15 e 30 anos. O distúrbio começou quando Samantha tinha 14 anos. " A compulsão ficou pior e pior e, finalmente, quando eu tinha 18 anos eu decidi ver um médico. Eu me senti como uma aberração", conta Samantha.


Comente este artigo.




Um comentário:

  1. Eu li o livro "Mentes e Manias: TOC" e li um pouco sobre isso e muitas outras compulsões, é realmente muito sofrido para quem tem. Parabéns pela postagem.

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir