quinta-feira, 1 de maio de 2014

Depressão poderá ser detectada por exame de sangue




Cientistas da Universidade de Medicina de Viena descobriram que é possível detectar a depressão através de exame de sangue. Até o momento, diagnosticar distúrbios mentais era impossível. Porém, o estudo indica que isso pode se tornar uma realidade futuramente.

Os cientistas analisam os níveis do transportador de serotonina (SERT) no sangue. O SERT é uma proteína na membrana celular que facilita o transporte da serotonina (um neurotransmissor conhecido como 'hormônio da felicidade). Em pessoas depressivas, existe a falta de serotonina no organismo.




Apesar de afetar o cérebro, os SERTs atuam no resto do corpo e também no sangue. E estudos recentes provaram que o SERT sanguíneo age da mesma forma que na massa cinzenta - no sangue, ele assegura que o plasma sanguíneo tenha a concentração correta de serotonina. Então uma diminuição em sua atividade indicaria a depressão.

Para verificar a teoria, os pesquisadores usaram ressonância magnética para comparar os resultados de pacientes entre o cérebro 'em depressão' e o sangue. Com essa relação de rede provada, exames de sangue podem ser, em breve, uma forma de diagnosticar a depressão.

Revista Galileu.

Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Muitíssimo interessante, se for possível detectar tal doença, creio que muitas pessoas que estão sofrendo e não sabem a causa, poderiam se tratar de forma adequada. Outro ponto positivo seria evitar que a doença chegasse a um ponto mais grave, causando até mesmo a morte. Grato por compartilhar, um grande abraço!

    ResponderExcluir