domingo, 9 de março de 2014

Esse defeito...

Prestou atenção nesse defeito que o irrita? Geralmente o vemos noutro, não na gente. Quando vejo algum de meus filhos fazer alguma coisa errada, e se essa coisa errada me irrita profundamente, paro para refletir. Depois da reflexão percebo que o motivo da irritação é que ele aprendeu de mim. Eu dei o mau exemplo.

Quando me ouço falando mal de alguém, ou fazendo comentários negativos sobre alguma situação econômica ou política no país, paro e reflito. Aí, me pergunto. Como contribuí para que esse problema persista?

O mundo é de acordo como o construímos. Gostaríamos de ser julgados como julgamos os defeitos dos outros? Estaríamos satisfeitos que enxergassem nossos defeitos como vemos os dos vizinhos?

Geralmente observamos o mundo com lupa. Mas, gostamos que desculpassem nossos problemas. Já observaram como falamos dos filhos dos outros e como comentamos os pequenos deslizes que os nossos cometem? Se o filho de nosso compadre fuma um baseado é um maconheiro, se o nosso faz o mesmo e porque está estressado.

Quando passamos por problemas financeiros e atrasamos uma conta, devemos ser desculpados dos juros e caso não nos desculpem é muita falta de compreensão. Quando outros fazem o mesmo, são caloteiros. Quando estamos num engarrafamento não queremos saber qual é o problema que o causou, parece que as autoridades são ineptas e ninguém sabe dirigir. Mas, se nosso carro quebra ou temos um problema no trânsito, é muita falta de compreensão dos outros em entender nossa dificuldade.

Quando estamos numa fila do banco, a culpa é do caixa, do gerente, do governo, da preguiça dos funcionários. Não pensamos que o pessoal do banco está fazendo seu trabalho o melhor que pode de acordo as circunstâncias. Em geral, nunca damos o benefício da dúvida para os demais, mas exigimos que sempre tenhamos esse direito.

Bom dia! Como você está? Deve estar cansado atendendo tantos clientes? Quer uma ajuda? Posso ser útil? Como posso ajudar? Por favor. Muito obrigado.

Todas as noites, me pergunto a quantidade de vezes que usei essas expressões durante o dia. Descobri que se as uso, deixo de ver-me no espelho doutro. Percebi que passo a ser um espelho para o outro e geralmente recebo uma resposta cortês, agradável que me ajuda ter um dia melhor.

Podemos nos ver nos espelhos dos outros ou sermos espelho para o lado bom dos outros.

Esse defeito... que todos nós temos, mas que ignoramos por somente enxergar o doutro. Esse defeito... no fundo é somente uma virtude não praticada. Assim como o vento é capaz de levantar a poeira, devemos deixar de buscar os defeitos nos outros e tentar cuidar de melhorar os nossos.

Qual é meu maior defeito?


Boa reflexão.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário