segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

É proibido amamentar

O Brasil continua a dar exemplos surpreendentes ao mundo através de atos que não deveriam mais fazer parte da cena cotidiana. O último episódio aconteceu dia 5 de fevereiro, quando a modelo Priscila Navarro Bueno, em visita a uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, com o marido e a filha Julieta, de sete meses, foi impedida de amamentar a criança. Outros dois episódios semelhantes aconteceram em São Paulo nos últimos anos.

Coincidentemente, o ato inacreditável choca-se com uma campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para que 2014 seja o ano da regulamentação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Em carta encaminhada à Presidência da República, a entidade informa que os pediatras aguardam a regulamentação da Lei 11.265/2006 que, desde fevereiro de 2013, está na Casa Civil à espera da rubrica final. “A legislação é fundamental para a proteção do aleitamento materno, decisiva para as crianças, as mulheres e a sociedade. (…)

 Regulamenta também o uso e a comercialização de chupetas, bicos e mamadeiras, cujos rótulos devem exibir em destaque que “a criança que mama no peito não necessita” desses produtos, acrescentando que seu uso prejudica a amamentação.”

Assinado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz, o documento lembra que no último monitoramento nacional para observar o cumprimento da NBCAL e da Lei 11.265/06, realizado em 12 municípios e cinco estados, de abril a julho de 2013, constatou-se um total de 65 irregularidades correspondentes a 49 empresas, as quais foram notificadas.

No caso envolvendo a modelo Priscila Navarro Bueno, ela retirou o seio para alimentar a filha e foi abordada por um monitor. Ele perguntou se ela queria amamentar num local mais reservado, mas com a negativa, se retirou. Em seguida houve nova abordagem, desta vez por um segurança, e uma terceira tentativa, através de outra monitora. Esta recomendou que a mãe fosse para uma sala mais reservada, “pois não era permitido amamentar no MIS”. O casal questionou a funcionária, mas ela voltou a declarar que o ato de amamentar era proibido no local.

O episódio repercutiu nas redes sociais e as mulheres prometeram realizar ontem à tarde um mamaço em frente ao MIS. Cem delas confirmaram a presença.

O ato não foi o primeiro. Em março de 2011 a antropóloga Marina Barão foi proibida de amamentar o filho Francisco, com três meses, no Itaú Cultural. Já em novembro do ano passado, a turismóloga Geovana Cleres também foi impedida de amamentar a pequena Sofia, de um ano, no Sesc Belenzinho.

Vivemos em um país surpreendente. As pessoas ainda entendem que um seio à mostra para alimentar o filho pode chocar quem está ao redor.

 Mesmo que as pessoas próximas estejam participando de exposições sobre nu artístico, crimes de guerra ou violência urbana. O que choca, muitas vezes, é a incapacidade de não ver o óbvio.



Comente este artigo.


Um comentário:

  1. o ato de amamentar não e obsceno ! mais eu tenho pudor e sempre fui aconselhada por minha mãe a andar sempre com uma toalhinha e eu sempre fiz e nunca fui barrada de alimentar minha filha em qualquer lugar! se mim proibisse na hora eu tiraria a blusa e ai sim seria um ato obsceno eu garanto!

    ResponderExcluir