sábado, 15 de fevereiro de 2014

Boi de piranha

O boi de piranha é aquele que sacrificamos quando uma boiada deve atravessar um rio infestado de piranhas. Escolhemos um dos mais velhos e o levamos para água, enquanto as piranhas o devoram, fazemos a boiada passar de uma margem à outra. Com o menor custo possível conseguimos eliminar um perigo potencial para todo nosso gado. 

Cruel mas necessário. Isto deu origem a um ditado e foi incorporado à nossa cultura. Hoje em dia deixou de ter seu significado literal e descreve o que devemos fazer ante uma situação perigosa, sacrificar um pouco para salvar o todo.

Como vivemos numa sociedade que impera o individualismo e o egocentrismo, a figura do boi de piranha vem crescendo em popularidade. O lugar onde mais o encontramos é no mundo dos negócios. 

Neste mundo o boi de piranha tem duas funções, quando entra e quando sai. Uma empresa que não está bem das pernas, mas o mercado ainda não percebeu, procura um executivo com alta credibilidade no mercado e o contrata. Quando as más notícias chegam ao mercado, a culpa não é do dono, mas da má gestão do executivo contratado. Isto acontece em todas as atividades do ser humano, na educação, na bolsa de valores, na medicina, na advocacia, na construção, ...


Quando vimos o que acontece nos estádios de futebol, rapidamente serão jogados no rio mediático alguns bois de piranha para tentar justificar através da incompetência de alguns o injustificável. Os verdadeiros responsáveis saíram incólumes uma vez mais. Como reconhecer os bois de piranha? Muito simples. 

Primeiro identificar o dono da boiada, a autorização para usar o boi de piranha sempre parte do dono da boiada e nunca do boiadeiro. Quando um prédio cai à culpa de quem é? É muito difícil identificar o responsável porque existem muitos bois de piranhas: o pedreiro, o encarregado da obra, o engenheiro da obra, o projetista, o calculista. O dono da construtora, os fiscais da prefeitura, os fiscais dos conselhos profissionais, e as autoridades em geral tem à disposição praticamente uma boiada com bois de piranha para poderem passar intactos pelo rio da opinião pública.

Sempre vemos donos de boiadas inaugurando obras, mas quando essas obras não são entregues, sofrem alguma paralização ou tem algum acidente, sempre aparece algum boi de piranha. Os bois de piranhas são como fusíveis na nossa sociedade, eles são fritados antes que o curto-circuito chegue à rede principal.

 Mas, caro leitor lembre que o boi de piranha é somente uma vítima, igual a você que acreditou no dono da boiada.

E você caro leitor, tem vocação para ser boi de piranha?

Boa reflexão.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Realmente amigo W, no meu entender "boi de piranha" é também é sempre uma vítima e confesso que não tenho vocação para ser boi de piranha, ok!!!!

    ResponderExcluir