sábado, 8 de fevereiro de 2014

Aplicativo ajuda a encontrar os amigos das redes na vida real

Entre em um cômodo cheio e se o seu smartphone conseguir encontrar os dados corretos, ele poderá te dizer se você tem algum vínculo com algumas dessas pessoas.

O aplicativo para redes sociais denominado SocialRadar, apresentado na quinta-feira, analisa as redes sociais dos usuários de smartphones, inclusive Facebook e Twitter, e correlaciona esta informação com os dados de localização do usuário, com o objetivo de que as pessoas saibam em tempo real quais são as conexões que os cercam. Desta forma, busca alcançar uma "inteligência em tempo real".


Isto significa que os usuários podem ver em tempo real as pessoas com as quais compartilha uma conexão através de vários serviços.

"Há mais de um bilhão de pessoas com smartphones e mais de dois bilhões de perfis de redes sociais na internet, mas não há uma interseção desta informação", explica o fundador e diretor executivo do SocialRadar, Michael Chasen.

Chasen, de 41 anos, que criou a ferramenta de software educacional Blackboard (Pizarra) em 1997 e a vendeu em 2011 por US $ 1,7 bilhão, diz que o SocialRadar pode ser útil para a criação de redes de negócios, assim como para socializar ou encontrar um companheiro.

"Posso entrar em um restaurante e encontrar três pessoas com as quais estou conectado", disse Chasen à AFP durante uma entrevista no escritório do SocialRadar no centro de Washington.

Controle de privacidade:

Por razões técnicas e de privacidade, o SocialRadar proporciona esta informação só quando os usuários já têm uma conexão, como por exemplo no Facebook ou outra rede ou se utilizam o SocialRadar. Mas Chasen explicou que ainda representa uma grande quantidade de conexões.

"O que quero saber é quem está perto de mim e a quem estou conectado", declarou.

O aplicativo pode criar alertas ou buscar sem um raio específico - de umas poucas centenas de metros até vários quilômetros - a pessoas com conexões.

O SocialRadar foi apresentado nos Estados Unidos na plataforma iOS para iPhones e está em andamento uma versão para Android e Google Glass.

Chasen disse ser muito consciente dos problemas de privacidade, especialmente sobre a informação de localização, razão pela qual o SocialRadar permite aos usuários determinar se querem ser visíveis ou não aos seus amigos.

"Uma das nossas prioridades mais importantes na construção (do aplicativo) era permitir às pessoas ter um completo controle de sua privacidade", indicou.

Mas Chasen disse que durante um teste do aplicativo em que participaram 500 pessoas, a grande maioria optou por permanecer visível.

"As pessoas nem sempre querem conhecer todo o mundo, mas querem saber que está ali", declarou.

Se está trabalhando em versões internacionais do aplicativo, mas segundo Chasen, esta poderá ser utilizada por viajantes internacionais, por exemplo para encontrar alguém que fale seu mesmo idioma ou amigos que possam estar no mesmo local.

A companhia, que tem 20 funcionários em Washington, recebeu 12.750.000 dólares em fundos de capital de risco em uma primeira rodada encabeçada por New Enterprise Associates, GroTech Ventures e Swan & Legend Ventures. Entre os investidores está o co-fundador de AOL, Steve Case, e o magnata dos esportes, Ted Leonsis.

AFP - Agence France-Presse.

Comente este artigo.

Um comentário: