segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Há mercado de trabalho para quarentões ou mais?

A idade pode ser documento, mas alguns dizem o contrário. Quem está tentando uma vaga no mercado de trabalho e tem mais de 40 anos sente que este pode ser um fator que pesa, e até atrapalha, na hora da seleção. De acordo com especialistas em Recursos Humanos (RH), esse fato não chega a vigorar como preconceito com relação aos profissionais a partir dessa faixa etária, mas as empresas – especialmente nos grandes centros urbanos – costumam fazer um corte de idade, próximo aos 45 anos, ao elaborarem o perfil pretendido de seus candidatos.

De acordo com a consultora e diretora da Consultants Group by Tegon – empresa especializada em processos de recrutamento e seleção – Luciana Tegon, a maioria das empresas que apresentam restrições em contratar profissionais “seniores” acreditam que eles apresentarão dificuldades de adaptação às equipes e gestores mais jovens. 

Além disso, segundo ela, há a crença de que pessoas mais velhas não estão atualizadas quanto às tecnologias de trabalho, sistemas integrados, redes sociais; e têm necessidades mais frequentes de saídas para cuidados com a saúde. 

Embora a situação pareça crítica a esses profissionais, Luciana diz ser um erro resumir a experiência dessas pessoas em apenas pontos negativos. Sobre a maior necessidade de ir a consultas médicas, por exemplo, ela acredita que seja um ponto de vista equivocado. “Ser velho neste País, muitas vezes, dá a impressão que é ter obrigatoriamente doenças a tratar; o que não é uma realidade. 

Conheço pessoas que tem mais de 70 anos com mais saúde que jovens estressados e, inclusive, já infartados. A saúde está ligada especialmente aos hábitos adquiridos durante a vida e a idade não é o único fator determinante”.

Da mesma forma, segundo a especialista, acontece quanto às reclamações de insubordinação dos empregados mais velhos. De acordo com ela, isso pode acontecer, mas também pode ser evitado se uma análise cuidadosa for realizada durante o levantamento do perfil para a vaga disponível.

Ampla bagagem
Conforme a consultora, um profissional mais maduro, em regra, leva consigo riquíssimos conhecimentos e experiências que podem ser aplicados e ensinados a um time mais jovem. Embora esse seja um atributo de enorme valor para as empresas, Luciana diz que isso só se torna um ponto positivo se este profissional chegar com espírito de desenvolver os mais jovens e se a empresa apostar nesta contratação.

“Infelizmente, às vezes há alguns comportamentos improdutivos dos dois lados da mesa. Do profissional mais velho que chega com uma postura arrogante e acaba sendo repudiado pela equipe, assim como também há uma equipe que recepciona com má vontade e preconceito alguém mais experiente”, comentou.

Para não haver esse tipo de estranhamento, de acordo com Luciana, as empresas precisam usar o bom senso. Conforme explicou a profissional, o ideal é que – uma vez organismos vivos e dotados de cultura de valores próprios – as empresas estimulem, naturalmente, o acolhimento dos novos colaboradores e tenha um ambiente propício para receber esses profissionais maduros.

“Inserir um profissional mais velho em uma empresa com cultura discriminatória, onde não se estimula a interação das áreas e cada um é fechado em sua própria célula é o mesmo que jogar carne fresca aos leões na arena, pouca possibilidade de dar certo. Mas se souberem aproveitar essa ampla bagagem de conhecimentos e experiências, vão se deparar com pessoas de temperamento estável para enfrentar cenários de crise, por exemplo”.

Critérios de seleção
Como já mencionado por Luciana Tegon, são as características exigidas pela vaga os fatores que podem garantir o sucesso ou fadar ao fracasso a contratação de um profissional mais velho. De acordo com a consultora, tudo isso pode ser acertado na hora de definir o perfil correto que a empresa procura. “Quando começamos a trabalhar uma vaga em uma empresa, entendemos o perfil do gestor para saber se podemos trazer um profissional sênior e se este candidato terá um perfil que se harmonizará com a empresa. Esta conduta evita muitos erros na hora de contratar, poupando problemas para quem contrata e frustrações para o contratado”, pontuou.

Graças a medidas como essas – tomadas pelos empregadores e pelas consultorias de RH antes da contratação – algumas vagas para trabalhadores seniores estão começando a despontar em algumas regiões.

 – têm empresas que até preferem pessoas com mais experiência para cargos de confiança, especialmente devido à maior responsabilidade desses profissionais e pela maior probabilidade de permanência no cargo.

“É comum os contratantes gostarem de pessoas mais jovens, mas ao mesmo tempo eles querem alguém com boas qualificações. Isso fica complicado para os novos profissionais, especialmente se esses critérios forem aliados com o desejo da empresa de contratar alguém que tenha maiores chances de estabilidade. Nesse caso não tem jeito, os mais velhos são as melhores opções”, comentou a analista de RH, Andressa França.

De acordo com a psicóloga – especialista em Gestão de Pessoas – Bárbara Lessa, mesmo que as empresas apresentem alguma faixa etária de preferência, cabe ao responsável pela seleção fazer à análise do perfil e aconselhar o contratante a fazer uma melhor escolha. 

“Não é bom olhar somente a idade. Ela não garante níveis de responsabilidade e comprometimento nem para pessoas mais velhas, nem para as mais jovens.

 O ideal é sempre se orientar pelos currículos, percebendo qualificações e demais lugares onde a pessoa atuou em outros momentos da vida profissional”.


Comente este artigo.


2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Consegui colocar nosso agregador no ar novamente, já pode voltar a envias suas postagens.

    http://agregador.agenciawd1.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A 3 anos eu fui despedido de uma empresa onde estava para completar 15 anos e tinha 45 anos sem ter concluído o ensino médio, fiquei desesperado e fiquei um 1 desempregado. Pensei, e agora? Só vinha na minha cabeça a idade esta avançada e sem estudo me ferrei! Mas graças a Deus hoje estou a 3 anos em outra empresa e conclui o ensino médio a 1 ano.

    ResponderExcluir