terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Presente de grego para o povo brasileiro

O Governo Federal está oferecendo mais um desconfortável “presente de grego” de Natal ao povo brasileiro, através do aumento no preço dos combustíveis. Segundo fontes oficiais, haverá fiscalização rigorosa sobre os índices que estão sendo repassados ao consumidor e, em caso de valores considerados abusivos os postos que os cometerem serão multados.

Interessante, também, essa tese sempre proposta pelo governo de multar e, com isso, fazer mais recolhimento para seus cofres, enquanto o motorista, que é a grande vítima do “abuso”, deverá ficar satisfeito porque o posto foi penalizado, oferecendo aos cofres do Planalto um plus de reforço.

Como lógico, os governantes devem sempre torcer para que exista esse tipo de abuso, viabilizando, pelas multas aplicadas, maior arrecadação e, nesse item, não resta dúvida de que o governo é especialista: ganha sobre o imposto pago pelo posto abastecedor (que arrecadou a mais), ganha através da Petrobras que aumentou os valores dos combustíveis e ganha, com a aplicação de multas.

 O correto seria a aplicação de lei determinando que o proprietário do posto que aumentou o valor abusivamente fosse obrigado a vender o produto abaixo do preço, então considerado normal, por um determinado tempo, o que viria beneficiar diretamente aquele que realmente foi o grande prejudicado: o proprietário do veículo.

Outro fato interessante é que, quando o governo aumenta o preço dos combustíveis, mesmo que na calada da noite, como aconteceu, na manhã seguinte o reajuste já está no posto, mas, caso contrário, de redução de preços – caso raro, mas que acontece – existe toda uma burocracia para que a redução de valores chegue ao tanque dos veículos.

Bem, reajustado os preços da gasolina e óleo diesel, vamos esperar, agora, a enxurrada de aumentos que virá a seguir em consequência dessa determinação.

Como certo, é que todos já teremos, como reflexo, um Natal e um final de ano mais caro.

 JÁ.

Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário