quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Os ganhos e gastos do final do ano

A decoração das lojas já nos remete a pensar que falta um pouco mais de um mês para a chegada do natal e posteriormente o final do ano. Época do décimo terceiro e muitos planos para uso desse dinheiro.

 O comércio se prepara com muitas “promoções” e prazos para pagamento, fazendo qualquer negócio para fechar suas vendas. A competição é acirrada entre as lojas e o sujeito pode ficar um pouco perdido, quanto ao que necessita comprar e o que pode comprar naquele momento.  

O 13º é um dinheiro aguardado com muita expectativa pelas pessoas, visto como uma renda extra, que permitirá adquirir algo que ao longo dos meses não foi possível ou para quitar uma dívida.

As pessoas já ficam planejando onde irão utilizar o valor antes mesmo de receber e já imaginam o que farão com o 13º no próximo ano. Planejar ajuda a pensar na melhor forma de usar este valor, porém quando as pessoas já gastam antes mesmo de receber, muitas vezes é por dificuldade de recusa, no sentindo de não conseguir esperar ter algo pra depois fazer uso deste.

Assim gastam muito mais e quando chega este valor não conseguem desfrutar, assim alguns já ficam queixosos e pensam que o dinheiro que é pouco, o que até pode ser uma verdade, mas esconde uma dificuldade de fazer uso desse valor.

Em dezembro tem as festas de final de ano das empresas, dos amigos, também ocorrem o famoso amigo secreto, as pessoas tem mais gastos neste mês e se não fizerem um planejamento podem ser colocar numa situação delicada.

As tentações são muitas nessa época do ano, o desejo de presentear a todos, de dar algo, pode ficar muito posto no material e ficar sem sentindo algum. Quem não gosta de ser presenteado? Mas a questão é que os presentes podem ficar como o mais importante dessa época e até ficarem fora da realidade de cada um. Assim compram por uma marca ou algo que nem será tão útil assim.

Um dinheiro extra também dá trabalho de pensar em qual a melhor maneira de fazer uso deste e também de ter que escolher algo, pois provavelmente não conseguirá fazer tudo o que havia planejado.

 Assim é um exercício de recusa a algumas coisas para poder ter acesso a outras, assim fazemos com o dinheiro e com muitas outras coisas da vida. 



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário