segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bico Calado


Tão difícil é conseguir ter sucesso como lidar com ele, principalmente, é de aceitar que nossos amigos o tenham, uma vez que interpretamos o êxito deles como reconhecimento do nosso fracasso. Rotineiramente creditamos o sucesso dos outros a sorte, e ao nosso fracasso ao azar, é uma visão equivocada e de apelação.

Qual é a explicação para que indivíduos oriundos do mesmo ambiente e gozando das mesmas oportunidades, trilharem caminhos completamente opostos, uns seguem a trilha do sucesso e conquistam o topo da pirâmide social, outros andam comendo poeira e não raro essas pessoas entram em depressão.

Com certeza a explicação está na atitude das pessoas frente aos desafios do dia a dia. Pessoas com valores apreciados, como: ética, moral, justiça, solidariedade, honestidade, sinceridade e tolerância, são bem sucedidas em tudo aquilo que se propõe a realizar.

Sabemos também que uma das causas do insucesso de muitas pessoas é de não saber escutar. A sabedoria popular nos ensina; quem muito fala perde a oportunidade de aprender ouvindo, li em algum lugar que “ os gênios calam, os inteligentes falam e os ignorantes gritam”.

Quando falamos, devemos cuidar para que as nossas palavras sejam melhor do que o nosso silêncio, ao que Abrahan Lincoln acrescentou: “é melhor calar-se e deixar os outros pensando que somos tolos, do que falar e acabar com essa dúvida”.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Não saber escutar realmente é um motivo que ajuda na queda de qualquer pessoa... essa mania de sempre querermos ser mais que os outros também denota uma falta de humildade, característica, essa, essencial para se conviver em harmonia com a sociedade.
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir