sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Como impulsionar o metabolismo


Aqueles que querem estar em forma podem recorrer a alguns truques para impulsionar o metabolismo. O metabolismo é um dos pontos mais importantes a estar sob o foco da atenção, se quer manter o corpo na linha. Se não existe fórmula mágica, ou não se pode estalar os dedos e estar com corpo de modelo no mesmo instante, há pelo menos procedimentos práticos que poderá aplicar na sua rotina.

 

O metabolismo é um processo bioquímico, que determina como o seu corpo vai transformar as calorias em energia. Essa energia é usada pelo corpo para queimar gordura, quando se está fazendo exercícios físicos, a digestão, e até quando se está em repouso. O índice de gordura que o seu corpo queima quando está em repouso é denominado Taxa Metabólica Basal, ou TMB. É esta taxa que pode ser acelerada, fazendo com que queime gordura muito mais rápido.


Todavia, há que compreender que, mesmo de maneira inconsciente, você poderá estar abrandando seu metabolismo, e permitindo que seu corpo armazene mais gordura. E existem várias ações corriqueiras que retardam o metabolismo. Comer mal, ou seja ingerir refrigerantes, doces e frituras com frequência, deixa seu metabolismo muito mais lento. Não dormir o suficiente deixa o seu corpo cansado, e como um corpo esgotado poderá trabalhar com eficiência? Há que dormir 8 horas, em média. E se o estresse já é comum na sua vida, este é outro agravante. Estressando, o organismo eleva a produção de cortisol, que é um dos grandes responsáveis pela concentração da gordura na região abdominal. Portanto, relaxe!


Tenha atenção com o desespero por emagrecer. Acredite, as super dietas, aquelas rigorosas (que normalmente estão na moda), são altamente prejudiciais para o seu metabolismo. Principalmente aquelas que reduzem a ingestão de calorias. Fazer essas dietas pode levar o seu corpo a inanição, que confuso pela falta de ingredientes para produzir energia, reduz o metabolismo para o mínimo. E o pior é que quando se retorna ao "arroz com feijão" de sempre, o corpo, traumatizado pela recente privação de calorias, começa a armazenar toda a gordura possível, para o caso de sofrer "tratamento de choque" outra vez. Se quer emagrecer, opte pelos exercícios físicos e pela comida saudável.


O excesso de toxinas no seu organismo também prejudica seu metabolismo. Intoxicado, tem que trabalhar dobrado para cumprir suas funções normais. Para driblar essa situação, regularmente, há que promover uma limpeza da vesícula biliar, do cólon e do fígado, que são os órgãos mais comprometidos pela presença de toxinas em quantidade extra.


Há que considerar, ainda, se o seu corpo é vítima do mau funcionamento da tireoide, ou se existe uma tendência genética para estar acima do peso. Ante estas duas realidades é necessário trabalhar de maneira constante para deixar o metabolismo funcionando como deve ser. Caso contrário, e também se a sua dieta for horrível, estará sempre com mais peso do que o proporcional a sua altura.


E finalmente, uma das melhores maneiras para acelerar o metabolismo é praticando exercícios entre 10 e 20 minutos todos os dias. Poderá nadar, correr, ou andar de bicicleta. Quanto aos alimentos que são auxiliares: cebola, repolho, manga, alface, mamão e abacate. Mas independente do que você coma, se estiver preocupado com o seu metabolismo, cada bocado de comida que seja colocado na boca deve ser mastigado 25 vezes que seja engolido.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário