sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Como esta a qualidade do ar de sua casa?


A importância do ar que respiramos é inegável. Podemos sobreviver mais de 40 dias sem ingerir alimentos sólidos, uns poucos dias sem líquidos, porém apenas alguns minutos sem respirar. O ar é de vital importância em todos os processos fisiológicos e metabólicos dos seres vivos. Composto de oxigênio, nitrogênio, carbono, etc, pode ser um elemento vital e energético ou tóxico e desvitalizante dependendo da sua qualidade.
Em nossa casa dificilmente poderemos realizar um estudo de seus componentes, mas podermos estabelecer os níveis de tolerância quanto a sua qualidade. O vertiginoso aumento da poluição atmosférica e o crescente emprego de materiais sintéticos nos ambientes internos coincidem com o agravamento de doenças respiratórias, asmas, alergias e cânceres pulmonares. Esta contaminação esta longe de encontrar solução rápida, portanto cabe a cada individuo buscar melhor qualidade do ar em seu habitat.
Um ambiente fechado, logo se torna perigoso pela carência de alguns compostos e excesso de outros. Considerando que passamos cerca de 80% do tempo em ambientes fechados, devemos nos preocupar seriamente com a qualidade do ar que respiramos no interior dos edifícios.  As trocas e renovação do ar interior devem ser constantes. Evidentemente que em zonas de alta poluição isso se torna complexo, mas basta esperar anoitecer ou a poeira baixar após a chuva. O ar viciado é considerado a principal causa do que se convencionou chamar “síndrome do edifício doente”.
A qualidade do ar interno enclausurado chega a ser 100 vezes pior do que em um ambiente aberto em rua de alto trafego. Um ambiente fechado, por exemplo, além de ser de alto risco em caso de incêndio e vazamentos de gás, está recebendo constantemente liberação de COV (Composto Orgânico Volátil) um composto toxico presente em todos os materiais sintéticos como carpetes, tecidos, pisos, tintas, madeiras, plásticos, etc., eles liberam este composto gradativamente durante 20 anos, pois entram em estado de decomposição. Além disso, temos a toxidade de todos os materiais de limpeza, os fungos, poeira, mofos e o nosso próprio corpo, que libera pela respiração e pela pele os elementos tóxicos do nosso organismo.
No universo, tudo que está parado entra em estagnação e morre. Ar parado gera uma energia ruim de baixa frequência e ainda contamina os outros ambientes. As construções são seres vivos e podemos considerar cada espaço com uma função que não pode parar, devemos estimulá-las renovando o ar.
Então, vamos abrir as janelas e renovar o ar? Melhor ainda se o fizermos depois da chuva, na madrugada ou no nascer do dia. Podemos estimulá-lo com o uso de exaustores, ventiladores ou ainda colocando plantas dentro de sua casa. Uma pequena planta é capaz de renovar 3m³ de ar e ainda trazer inúmeros outros benefícios para a sua família. Mas sobre elas falarei na próxima matéria! Abra a janela e sejas feliz.
 
Comente este artigo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário