domingo, 8 de setembro de 2013

Agora é tudo “sem máscaras”


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349, que acaba com todas as votações secretas no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais. A PEC ainda deverá passar pelo Senado, se Deus quiser.


A conduta dos deputados abalou as estruturas da sociedade. Em seguida, o Rio de Janeiro proibiu mascarados nos protestos. Serão levados para a delegacia. Inclusive será aberta uma comissão da verdade para julgar os caras-pintadas do tempo do Collor.
Pelo que contam, o Rio também proibirá fantasias no Carnaval. E os atores da Globo serão proibidos de representarem, salvo a si mesmos. Aliás, Fernanda Montenegro vai ter que esquecer este nome. Não pode. Terá que voltar a ser Arlete Pinheiro Esteves Torres. Lima Duarte também não pode. Tem que voltar a ser Ariclenes Venâncio Martins. Arlete e Ariclenes vão ser dois velhinhos apaixonados mas que nunca se declararam. A TV só vai mostrar histórias verdadeiras. O resto está proibido.
Dizem que tramita no Congresso outras PECs.

Serão proibidas, de agora em diante, quaisquer fantasias, inclusive entre quatro paredes. Nada de coelhinhas, mulher gato, oncinhas, odaliscas, toureiras. Quem quiser variar terá que pedir autorização ao Ibama e aos grupos protetores de animais. Ou viaje para o deserto ou a Espanha – com extrema pressa, antes que as touradas sejam proibidas naquele país.



O mais triste é a proibição para crianças. Proibem-se Mickeys, Batmans, Homens-aranha, Ben-10, fadas, princesas. Nem em festas de aniversários. Será definitivamente proibido. As crianças que desrespeitarem a lei sofreram medidas socio-educativas. Sem forem muito pequenas, que não puderem ficar sozinhas na FASE, vão para a cadeirinha do pensamento. Será aprovada também uma máquina para que as crianças não tenham pensamento fantasiosos. Caso imaginem-se voando, o tempo de cadeirinha do pensamento será ao triplo.

Vem aí a PEC que proíbe aos pais contarem histórias infantis para os filhos. Conforme a fantasia da história será a pena. Lobomau não fala, cinco anos de prisão. Bruxas não existem, 10 anos de prisão. Será criada uma comissão da verdade de verdade, encarregada de verificar se as histórias que os pais contam para os filhos aconteceram.


Além das novelas da Rede Globo, que nem sentiremos muita falta, serão proibidos o cinema e o teatro. Nada de máscaras. Nada de papéis estrambóticos. Onde se viu alguém se vestir de vento, de tempestade.


Também já tramita no Congresso PECs que proibirão os perfis falsos no Facebook, os nicks nos chats, os apelidos dos amantes, os nomes-fantasia do comércio, as ligações para tele-sexo, as roupas típicas. Nunca mais se verá um gaudério vestido de peão de estância, uma moça de prenda. No nordeste Lampião e Maria Bonita serão apenas estatuetas de barro.


O pior que está por acontecer. Escritores, - ah esses inventores de mentiras! -serão proibidos de contar histórias ficcionais. Apenas verdades, coisas que viram, ouviram, e relatadas sem qualquer invencionice. Serão exterminados as personagens, apenas serão aceitas pessoas de carne e osso, com nome e sobrenome, registro de nascimento original. Nada de máscaras, nada de personagens, nada de metáforas e anacolutos. Apenas a linguagem denotativa está permitida.


Excelências, o único lugar em que se espera alguém sem máscaras é na política.



Comente este artigo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário