domingo, 21 de julho de 2013

Geobiologia: A ciência do ambiente saudável


Eu acredito que, na atualidade, devemos considerar todas as pessoas, coisas e atividades de maneira holística, ou seja, considerando a sua totalidade. Já dizia o Pequeno Príncipe: “O essencial é invisível aos olhos e só se pode ver com o coração”. Como se pode sentir amor, sentir alegria, a energia da natureza ou daquela musica que te emociona sem acreditar no poder dessas “coisas” invisíveis? Por isso acredite, o mundo é muito mais energia do que matéria.

E no meu trabalho não poderia ser diferente. O amor pela arquitetura e principalmente pelas pessoas me fez buscar a Geobiologia, ou Biologia da Construção. Esta é uma ciência ampla e muito interessante, pois envolve os campos do conhecimento concreto e abstrato. Pensar a casa como um ser vivo é algo extraordinário.

A Organização Mundial de Saúde classifica como Síndrome do Edifício Enfermo a patologia na qual um edifício é fator de risco para a saúde de seus usuários.

 Uma edificação saudável é aquela que promove a saúde e a alegria e, ainda vamos além, inserindo vitalidade e produtividade para que todas as suas funções sejam executadas da melhor maneira possível.

A Geobiologia é a medicina do habitat que se preocupa em estudar as diferentes relações entre o meio e a saúde dos seres vivos e, dentre vários tópicos, estuda as redes magnéticas, as falhas geológicas e os cursos d’água no subsolo influenciando no posicionamento de mobílias, o efeito das cores, umidade, iluminação, som e também os efeitos das contaminações eletromagnéticas (como torres de TV, de rádio e celulares, eletrodomésticos, lâmpadas e tomadas) na saúde física e psíquica do ser humano dentro do ambiente construído.

Na antiguidade seguia-se uma série de regras antes de construir. Respeitava-se a natureza, os animais e investigavam o terreno para determinar se o local não era insalubre, evitando problemas futuros, como estresse, bloqueios, insônia, depressão, dores e inúmeras doenças. No entanto, esses estudos e cuidados foram esquecidos, principalmente no Ocidente.

Atualmente esta ciência é muito difundida em países europeus e é a respeito dela que estarei falando mais  para lhes trazer conhecimento e dicas para tornar o seu ambiente mais saudável.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário