quarta-feira, 17 de julho de 2013

Finalmente uma boa nova para cinquentões ou mais



Enfim, uma boa notícia para os trabalhadores mais velhos. É sabido o preconceito, a discriminação que sofrem trabalhadores com mais de 50 anos na hora de conseguir um emprego.

 A Comissão de Assuntos Sociais do Senado deverá votar, nos próximos dias, projeto de lei que permite às pessoas jurídicas deduzir, em dobro, as despesas com salários e encargos sociais de empregado com idade igual ou superior a 50 anos.

O relator da proposta é favorável à aprovação do texto, o que significa dizer que será aprovado nessa Comissão. Após, a matéria passará pela Comissão de Assuntos Econômicos, em caráter terminativo, isto é se aprovada nesta Comissão, a proposta não vai à votação em plenário, seguindo direto para sanção presidencial.

O caráter social da medida é inquestionável. O trabalhador com mais de 50 anos é um profissional qualificado, que tem dificuldade de conseguir emprego em virtude da idade.

Geralmente as empresas preferem trabalhadores jovens, porém, na mais das vezes, inexperientes e que trabalham por salários menores. Com a medida ora proposta, o empregador poderá pagar salário justo para o empregado mais velho, mais experiente, e, em contrapartida, terá o benefício de deduzir as despesas com salários e encargos sociais em dobro.

Sem dúvida, o mercado de trabalho deve oportunizar trabalho para os jovens, mas não pode olvidar os mais velhos. Aliás, são os trabalhadores com mais idade que costumam treinar e preparar para o ofício ou a profissão os que estão ingressando no seu primeiro emprego.

O país não pode dispensar a experiência dos trabalhadores mais antigos. Experiência não se adquire na escola mas, sim, no exercício da profissão a cada dia...


Comente este artigo

 

Um comentário:

  1. POis é , morei 5 anos nos Estados Unidos e não gosto de ficar comparando meu país com os demais, mas tem coisa que não tem jeito, lá idosos, com suas cabeças branquinhas e muita experiência, trabalham, cansei de ver em lojas , supermercados e eles trabalham tão felizes, gostam de se sentir úteis, amei esta notícia, muito bom, assim vamos ver de acaba este preconceito com os mais experientes, boa noite e forte abraço, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir