segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ambiente saudável e a saúde do nosso teto


Olá pessoal, hoje vou explicar um pouquinho mais a respeito da saúde dos ambientes. Como vimos, a Geobiologia é a ciência que estuda a saúde e a vitalidade dos espaços e a sua relação com a salubridade dos seres vivos que ali habitam. Ela considera que toda a edificação é um ser vivo, saudável ou enfermo, conforme as condições de anatomia e fisiologia especifica que possui. Ou seja, se nosso habitat está saudável ele é capaz de gerar saúde, vitalidade e de nos nutrir energeticamente.

Não imaginamos, mas tudo interage e afeta o morador. É muito importante detectar os fatores nocivos e equilibrar o espaço para que o corpo se recarregue, descanse e vitalize. Em um espaço doente, no mínimo perderemos nossa vitalidade, podendo os efeitos mais graves trazer insónias, tumores, ou outras complicações, dependendo da sensibilidade de cada indivíduo.

É preciso prestar atenção no teto que nos abriga. É como se nossas células entrassem em ressonância as alterações iônicas, o que cria um estímulo desgastante e, com o tempo, debilita o sistema imunológico contribuindo para as enfermidades do corpo humano. Habitar saudavelmente tem a mesma importância que alimentar-se de maneira correta.

Para um espaço ser saudável devemos considerar desde aspectos técnicos, como os princípios da boa arquitetura, a distribuição da planta em respeito aos aspectos do clima e do terreno, a harmonia e ergonomia dos espaços e a escolha dos materiais à fatores menos convencionais como a poluição eletromagnética e a existência de falhas geológicas ou veios d’água subterrâneos.

Países europeus usufruem da Geobiologia como ciência devido à comprovação cientifica das suas teorias em laboratório e a notória eficácia na vida das pessoas. Para eles mais importante do que ver e comprovar são os benefícios usufruídos na pratica. E assim ela faz parte de currículos em universidades e cursos de pós-graduação para arquitetos.

É especialmente importante a harmonização dos locais onde permanecemos muitas horas como em casa e nos locais de trabalho. Intervenções de Geobiologia em empresas, por exemplo, com estratégias como o reposicionamento de alguns ambientes respeitando as características do local, a garantia de boa ventilação e um projeto luminotécnico saudável, notoriamente reduzem a sensação de cansaço e a diminuem o estresse dos trabalhadores em até 80%, além do aumento no faturamento da empresa.

Como consequência natural do equilíbrio ambiental, ocorre uma correção das emissões negativas de subsolo, há um equilíbrio geral na saúde, melhoria nos relacionamentos, melhor fluxo financeiro nas casas, prosperidade nos negócios, abundância, sono mais tranquilo, aumento da vitalidade, maior disposição física, clareza mental, paz interior, e outros benefícios.


Comente este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário