quinta-feira, 13 de junho de 2013

Lixo eletrônico, o que fazer com ele?




Uma grande preocupação para os ambientalistas e gestores ambientais é o lixo eletrônico devido ao crescimento de vendas dos produtos eletrônicos e o rápido período de vida útil deles, principalmente os computadores e celulares, acarretando um grande volume de equipamento descartado no meio ambiente.
Com a preocupação em preservar o meio ambiente, existe uma grande tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas mais responsáveis pelo ciclo de vida dos seus produtos. O lixo eletrônico, como computador, que fica absoluto é uma batata quente pela qual nem as autoridades nem as empresas querem responsabilizar-se.
Estes resíduos contêm produtos tóxicos e estão se tornando uma preocupação para as organizações ecologistas e as autoridades estatais. Muitos artigos eletrônicos têm uma vida útil muito curta, os jovens substituem os seus celulares e computadores por modelos mais recentes, e com isso torna-se preocupante a forma em que esses produtos vêm sendo descartados no ambiente.
Em Goiânia existe a sucata eletrônica somente por consumismo, são recicladas as partes que servem para conserto de outros computadores e vendidas por um custo baixo. As partes que não são feitas no Brasil são enviadas para São Paulo e depois para a China. Das placas, por exemplo, são retirados os materiais (ouro, prata, chumbo, paládios, cobres e outros), que são metais pesados e levam muitos anos para se decompor no solo. As placas dos telefones celulares também são comercializadas para as oficinas de conserto.
As baterias dos celulares, por sua vez, descartados de modo indevido - geralmente em lixões ou aterros sanitários - emitem radiações, trazendo riscos à saúde pública, tais como exposições de radiação, aos catadores de lixo, tendo assim a possibilidade de contrair um câncer de pele e futuramente causar danos ao meio ambiente.
Com a reciclagem dos produtos eletrônicos, há vários benefícios econômicos e sociais e principalmente ambientais, pois com isso diminui o lixo no ambiente, criação de empregos e diminui as fontes de contaminação do ar, solo, da água e outros.
Sendo assim, o ganho é geral por adotar uma postura ecologicamente correta. É uma medida que deve ganhar relevância nos próximos anos, é o poder da união entre indústria e logística reversa em favor de um crescimento social de geração de empregos direto e indireto na indústria de reciclagem desses produtos.
Segundo Inovação e Tecnologia (2008), atualmente uma pequena quantidade das placas de circuito impresso vai para um processo de reciclagem. A maioria delas é jogada em aterros sanitários, o que libera poluentes tóxicos, tais como metais pesados e dioxinas nas águas subterrâneas e na atmosfera.

Comente sobre o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário