sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tecnologia no controle do diabetes


Com este serviço disponível em Passo Fundo, será possível que mais pessoas com diabetes se beneficiem desta terapia

A nutricionista Márcia Paiva, da equipe da Clinica Gastrobese, foi recentemente certificada pela empresa Medtronic Brasil como orientadora em diabetes responsável por assistir portadores de diabetes em uso de bomba de infusão contínua de insulina da Medtronic na cidade e na região.

Com este serviço disponível em Passo Fundo, será possível que mais pessoas com diabetes se beneficiem desta terapia que, apesar de ter quase 30 anos de mercado e quase 500 mil usuários nos EUA, ainda é considerada nova no Brasil.

A bomba de infusão continua com sistema de monitorização integrado é um aparelho pequeno (100g) capaz de infundir insulina continuamente no usuário e monitorar a glicose em tempo real, sem necessidade de múltiplas doses de injeções de insulina.

O equipamento infunde insulina ultra-rápida de forma contínua e automática em microdoses (0,05 Ui/h), programadas e ajustadas pelo médico conforme a necessidade de seu paciente. Além da insulina basal (contínua), doses adicionais (bolus) são infundidos quando necessário (num caso de correção de uma hiperglicemia) e/ou nos horários das refeições, garantindo o ajuste fino das glicemias pós-prandiais de acordo com a quantidade e tipo de alimento ingerido pelo usuário.

Com o sistema de monitoração contínua ainda é possível antecipar situações graves e permitir a correção dos níveis glicêmicos à parâmetros adequados em tempo de evitar incidentes agudos ou crônicos decorrentes de oscilações glicêmicas indesejadas. Isso tudo porque o sistema emite alarmes que denunciam as variações da glicose ao longo do dia e da noite. Desta forma, o controle do diabetes e de suas complicações se torna muito mais fácil, pois, sendo muitas oscilações normalmente assintomáticas, dificilmente são detectadas e corrigidas, levando às consequências já conhecidas desta doença ou restringindo a vida social da pessoa com diabetes.

O sistema integrado (bomba de infusão contínua de insulina + monitoramento contínuo da glicose) é indicado, principalmente para pacientes com glicose descompensada e dificuldade de ajuste das doses de insulina; com hipo e hiperglicemia em horários de difícil monitoramento; pacientes pediátricos, que exigem acompanhamento contínuo dos pais na monitoração da glicemia durante o dia e a noite; gestantes diabéticas, que não podem utilizar medicações, mas que necessitam do controle rígido de sua glicemia; desportistas, que sofrem com hipoglicemias causadas pela atividade física e que encontram dificuldade no ajuste de insulina com injeções; e outros.

Todo o processo de aquisição da bomba de insulina deve iniciar com uma conversa com o médico. É ele quem melhor conhece seu paciente e quem irá analisar seu perfil. É ele quem, prescreverá o uso do aparelho e orientará a transição da terapia tradicional para a terapia com bomba de infusão (com ou sem monitorização contínua da glicose). Após a decisão do médico em prescrever o uso da bomba de infusão, ambos podem entrar em contato com a empresa para que se possa dar início a nova terapia. Todo o processo é acompanhado pela nutricionista Márcia Paiva, que, juntamente com o médico prescritor, fará a adaptação do usuário à nova terapia.

Comente este artigo e o procedimento....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário