segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Tyson em cada um de nós...

Para quem acredita em Deus, refletir sobre as próprias evoluções diárias torna-se um exercício obrigatório. Quando observamos este desenvolvimento positivo em personalidades famosas, sentimo-nos gratificados, pois elas representam uma espécie de exemplo a ser seguido.


Mike Tyson, ex-lutador de boxe profissional, ídolo de várias gerações fãs do esporte, tem demonstrado que é possível modificar sua forma de viver, promovendo crescimento pessoal.

Em 2005, depois de perder para o anônimo Kevin Mcbride, Tyson reconheceu publicamente ser usuário de drogas e, algum tempo depois, internou-se num centro de reabilitação. Não encontrando forças para fomentar mudanças efetivas na sua vida, costumava repetir as mesmas atitudes equivocadas, marcadas normalmente pela impulsividade e pela influência das pessoas superficiais com quem se relacionava. Era um momento delicado, pois se encontrava inerte, sozinho e estigmatizado.

Em 2009, o trágico falecimento da filha Exodus - que se enforcou acidentalmente numa esteira de ginástica – fez o pugilista buscar um novo caminho para sua vida: refletiu sobre seu comportamento e passou a escutar mais cautelosamente os sons do próprio íntimo. Deu-se conta que precisava crescer dentro da alma, não fora dela.

A partir de então, casou-se com uma moça religiosa e, com o apoio da mulher, sentiu-se encorajado pela solidez emocional recebida, abandonando as drogas, mudando a alimentação (emagreceu 45 kg) e tornou-se um pai mais presente junto aos outros filhos. O indivíduo que priorizava itens materiais agora reúne sua sensibilidade, não tanto em torno de versos poéticos bem rimados, mas em torno da essência poética que deve existir no ser tolerante, humilde e atento à base familiar.

Hoje, aos 46 anos, tendo o mesmo peso que só alcançou em sua adolescência, Tyson revela-se um homem transformado. Resultado da boa metamorfose brotada de si mesmo. Surpreendente pela versatilidade de ator humorístico no criativo filme Se beber não case. Capaz de dirimir suas imperfeições e realizar por si mesmo o abastecimento interior com novos elementos que fortaleçam seus alicerces morais.

O lutador que dá o exemplo de como somos capazes de nos reinventar, basta buscarmos no íntimo o equilíbrio, a calma e a sinceridade dos nossos atos, diariamente. O autêntico campeão, no convívio com as diferenças coletivas, na permanente luta consigo mesmo, passando a ensinar e aprender o verdadeiro sentido da palavra renovação.

Por: Márcio Andrade.

Comente este artigo. Participe...

Um comentário:

  1. realmente, uma mudança e tanto. Basta querer e agir para mudar.

    seguindo o blog, segue o meu?

    jacbagis.worpress.com

    ResponderExcluir