sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Outro Rico

O dinheiro ilude. Somos seres-humanos pressionados a consumir não apenas diariamente, mas em qualquer situação. O sonho de muita gente (até de mim) é um dia ganhar na loteria milhões, para comprar uma mansão e carro importado. Entupir-se de roupas, calçados, joias, e claro, um camarote no estádio de futebol.


Resumindo: todo mundo quer ser rico, de dinheiro. E do quê mais?

Podemos ser ricos em conhecimento: ler bons livros, assistir bons filmes, estar por dentro das últimas notícias. Em humildade, ajudando o próximo, doando alimentos e roupas usadas a quem precisa, fazendo voluntariado em instituições de caridade. Rico em dignidade, sempre sendo honesto, sem nunca ter passado a perna nos outros, trapacear. Rico em amor, sendo simpático com todos ao redor, com um sorriso estampado no rosto e tratando bem as pessoas. E aí vai.

Estes ricos citados acima talvez não tenham grandes quantias em dinheiro, mas podem possuir características que não há valor que compre. Por exemplo, meses atrás, estava eu na praia observando os vendedores ambulantes: muitos humildes, vendendo um pouco de tudo para seu sustento e da família. Na hora vi que essas pessoas são muito batalhadoras. Elas devem ser muito mais admiradas, em sua simplicidade e força, ao invés de muita gente rica que está bem hoje porque aprontou com uns e outros, às vezes, muitos.

É óbvio que não estou generalizando. Muitas pessoas do dinheiro são inteligentíssimas e cultas, independente do ângulo e do ponto de vista de cada um, e acredito que essas conquistaram o que tem hoje com o suor da camisa, a vontade. E é esse o verdadeiro rico. Possui dentro de si todos aqueles tipos que falei antes. O dinheiro, é sua consequência, o prêmio de dedicação.

As cédulas não trazem felicidade, mas elas ajudam a construí-la. A pessoa que está bem financeiramente hoje, de forma honesta, está assim porque soube investir o que tem. Devemos continuar batalhando diariamente para conseguir dinheiro, pagar nossas dívidas, sustentar a nossa família e ir ver o time do coração – nem precisa o camarote, a arquibancada já dá para se divertir. Continue sonhando com a fortuna, só que ponha em primeiro lugar os “outros ricos” que eu sei que existe em cada um de nós. Digam-me a verdade: do que adianta todo o material no mundo quando não ter as outras riquezas dentro de si, que são a simplicidade, a felicidade, o bom coração?

Por Nathalia Maynart Cadó.

Comente, participe....



Nenhum comentário:

Postar um comentário