terça-feira, 22 de maio de 2012

O valor do Conhecimento!



Existe muitas coisas na vida que é difícil dizer o quanto aquilo vale para si, parece que não se consegue mensurar e determinar um valor. Um exemplo que as pessoas têm utilizado, até como uma forma lúdica é dizer: “receber um elogio do meu trabalho, não tem preço”, ou “estar entre amigos, não tem preço”, a expressão “não tem preço” serve para explicitar o que se está sentindo, geralmente são momentos de felicidade e reconhecimento, o que não pode ser sentido por outro, pois é algo que é importante e emocionou a si, mas que para os outros muitas vezes, não há o mesmo significado. Se pensarmos em relação ao conhecimento que se adquire nas atividades desenvolvidas, será que podemos mensurar o quanto isso realmente vale?

Bens materiais garantem um conforto que pode ser temporário ou não, uma vez que ele precisa ser sustentado, uma casa terá impostos, um carro precisará de combustível e manutenção, joias são bonitas, mas tudo isso pode ser perdido facilmente. Já o conhecimento é a única coisa que podemos ter a certeza que não iremos perder, poderá ser repensado e atualizado, mas não há como deletar o que se aprendeu.

As pessoas são lembradas pelo seu conhecimento, pelas suas atitudes e ações que demonstram o quanto elas sabem, independente de sua função. Um mecânico precisará entender sobre automóveis para conseguir descobrir porque o carro não está funcionando bem, um dentista precisa saber o que pode estar ocasionando uma dor naquele dente.

É através do conhecimento que as pessoas são procuradas, conhecidas por casos que conseguiram solucionar de forma satisfatória. A busca pelo conhecimento ocorre através da teoria e prática, uma aliada a outra, pois há pessoas que possuem experiência em uma atividade, mas falta embasamento teórico, ao contrário também é verdadeiro, outros são muitos teóricos, mas tem pouca vivência prática.

Conhecimento é construído através de muito investimento, empenho e dedicação. Além de contar com as capacidades e ferramentas necessárias, é extremamente importante saber como usá-las, podemos ter o melhor equipamento, mas se não soubermos usá-lo de nada adianta. É como concertar uma máquina, para quem é leigo e só está observando, pode parecer que era apenas apertar um parafuso, algo que pode ser resolvido rapidamente, mas a questão é saber qual o parafuso que deve ser consertado, isso é o conhecimento.


por Gisele Dala Lana.

Comente, participe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário