sábado, 14 de abril de 2012

Andar, guiar e dirigir: Qual a diferença?



Classifico em três categorias os diversos tipos de motoristas em atividade no país.
Os primeiros, apenas andam de carro e poderiam fazer isso no banco do carona ou traseiro, sem qualquer prejuízo, pois andar de carro é o menor nível de compromisso imaginável do motorista na relação com o volante, o câmbio, os pedais, pedestres e outros veículos. Ou seja quem anda de carro, apenas se desloca, sem considerar que faz parte de um sistema complexo,quase totalmente aleatório e por sua vez entrópico, encerrando múltiplos riscos e possibilidades.

Já os que guiam, se preocupam basicamente em não abalroar o próximo, sem ter qualquer noção de como operar a máquina de forma econômica e racional,como se estivessem num brinquedo de parque de diversões,com para-lamas e para-choques emborrachados, arrancando em segunda marcha e pisando na embreagem até o fundo, antes de usar o freio para evitar que o motor desligue. Muitas vezes sua visão não alcança a dianteira do veículo, isso quando não estão portando na cabeça um glorioso chapéu cuja aba prejudica a visibilidade e o giro da cabeça.

A terceira categoria, é a daqueles motoristas que justificam o verbo dirigir. Sabem até onde podem esticar a marcha e quando devem trocá-la. Ao pararem no semáforo o fazem invariavelmente no ponto morto ou neutro, usam marchas reduzidas para poupar os freios, respeitam e dão preferência sempre para pedestres, bikers e motoqueiros.

São gentis no trato com semelhantes e apesar de qualquer possível barbeiragem alheia, toleram com cavalheirismo e paciência os erros dos outros, colocando-se numa posição de parceiros, nunca de julgadores ou didáticos, comportamento que muitas vezes provoca as reações mais violentas e irreversíveis entre motoristas.

O que preocupa é a minha informal medição dos percentuais de presença dos motoristas encaixados em cada classe: 72 % apenas andam, 22% guiam e apenas 6%,dirigem. Durma-se.

Por Mauro Blankenheim.

Como você se classifica nesses itens? Comente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário