segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Piranhas dos rios de águas doce e a dos asfaltos da vida



O nome piranha vem da composição Tupi-guarani das palavras Pirá significando peixe e sanha-dente. Trata-se de peixe voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas. Ela possui comportamento agressivo. Fonte: Wikipedia.Para encurtar o assunto, a piranha é encontrada em rios de água doce, mormente nos Rios Paraguai e Miranda etc. Obviamente piranha do asfalto trata-se duma metáfora. Ambas são vorazes e de comportamento agressivo.

O que é piranha do asfalto?

É a mulher, claro que não tem cunho genérico, de dupla personalidade. Aquela que não gosta de estudar, nem de trabalhar, nem de cuidar de seu marido ou parceiro ou companheiro ou qualquer denominação que se queira dar, desleal, finge que ama, mente e trai. Gosta de sugar seu parceiro e dissimula que ama e silenciosamente, não pede, mas sugere para si carro, bens imóveis, conforto, aquisição de roupas,bens de consumo, gosta de viajar enfim de desfrutar dos prazeres da vida.

Via de regra a piranha do asfalto, usa de engodo, gosta de passar por vítima, é em sua essência Infiel e quando escuta a verdade, ela não se defende, enfim simula problemas de Stress, depressão, dores etc. Consequentemente, ela usa sua grande arma vale dizer chora. Popularmente “são lágrimas de crocodilo”. Normalmente, traz à baila o assunto de seus ex-parceiros criticando-os veementemente, sem que esses tenham o direito ao contraditório, falando mal dos mesmos e ela que é santa e a dona da verdade.

A piranha do asfalto tem vida curta, porque não existe mais parceiro bobo, ante a agressividade delas, ele usa da excludente de culpabilidade da inexibilidade de Conduta diversa, como diria os criminalistas e afasta-se incontinentemente delas, para não sucumbir ou falir.

Normalmente, ela faz tudo para ser sedutora e na maioria das vezes, não fica satisfeita com pequenos lambaris e seu olho cresce e começa a atacar com subterfúgios e aliciar novas vítimas em todos os lugares, mormente em shopping, boates, etc. E usa desse instrumento chamado celular. A maior arma da piranha do asfalto é o celular.

Em regra, a piranha do asfalto é mau caráter. A maior tristeza para tipo de peixe encontradiço em todas as cidades, quando seu parceiro fica doente,aí ela revela sua personalidade, abandonando-o e vai em busca de outras vítimas. Seu comportamento muda, não atende telefone fixo e nem celular. Ela vai para o fundo do rio até que seu suposto bobo sare. Ela não gosta de problemas e normalmente, gosta de vida fácil. Ela jamais colabora para que seu bobo cresça e compartilhe com o mesmo, no labor e da vida a dois. Esse lado de seu perfil psicológico vem de seu berço, miséria, fome, ausência de estudo, falta de conforto e educação, carência afetiva, mas esses fatores não são preponderantes, porque há peixes que vêm desse quadro natural e são úteis, por exemplo, o pintado, pacu, dourado, piraputanga, curimbatá etc. Já o armau, embora pertença ao mesmo eco-sistema, todavia é inútil, mas necessário para o equilíbrio ecológico. Essa é uma lei da natureza-mãe.

Enfim, o ser humano precisa tomar mais cuidado com a piranha do asfalto do que a piranha do rio. A primeira é muito mais nociva e agressiva. A segunda, pela natureza ela é agressiva e predadora, mas ela se esbarra no limite, pois existe o jacaré para comê-la,daí o equilíbrio do Eco-sistema.

Concomitantemente, a piranha propriamente dita serve de caldo e é um grande alimento e o pescador não abusando nada lhe acontece, só respeitar algumas regras do Pantanal. Agora, a piranha do asfalto, essa sim, é uma grande predadora, quando rejeitada vira quem nem o jacaré quando está com cria nova ou pondo ovo, fica feroz. A piranha age só pelo instinto e a piranha do asfalto pelo instinto e pela astúcia e a felonia, porque sabe raciocinar para o mal, eis aí a diferença filosófica de ambas. O autor dessa crônica deixa para o paciencioso leitor, o julgamento do acerto ou do equívoco do perfil traçados desses dois entes.

Se o autor foi justo ótimo ao contrário, valeu o esforço e o artigo foi fruto de leitura da literatura universal e não tem nenhum escopo pessoal e sim, universal. São meras elucubrações filosóficas. Aqui fica a pergunta para o amigo: o que vale mais a inteligência ou criatividade?
O grande cientista Albert Eistein respondeu assim: a criatividade.


Por: Abrão Razuk.

Comente o texto, participe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário